domingo, 28 de março de 2010

( XV ) EVANGÉLICOS (PENTECOSTAIS)

O acordar pentecostal é um movimento cristão que se alimenta na efusão do Espírito Santo na primeira Pentecoste cristã. Sua peculiaridade reside no fato que a experiência do batismo no Espírito Santo - confirmada pelo falar em múltiplas línguas - surgiu inicialmente a nível doutrinário para só depois florescer como uma pratica ainda na época da igreja da era apostólica, segundo Marcos, Atos e Corintios, para se difundir pelo mundo no arco do vigésimo século.
• Marcos 16:17-18. Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, manusearão serpentes e, se beberem veneno mortal, não lhe fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados.
• Atos 2:1-4. Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de língua de fogo, que se repartiram e repousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
• 1 Corintios 12:4-11. Há diversidade de dons, mas um só Espírito. Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor. Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum. A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro uma palavra de ciência por este mesmo Espírito; a outro, a graça de curar doenças, o mesmo Espírito; a outro, o dom de milagres; a outro a profecia; a outro o discernimento dos espíritos; a outro a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas. Mas um mesmo Espírito distribui todos estes dons, repartindo cada um como lhe apraz.
E não são poucos os exemplos históricos que colocam em evidencia que as experiências no batismo do Espírito Santo - por parte de quem crêem - se verificam continuadamente na historia da igreja cristã. Alguns exemplos:
• Tertuliano falou dos dons espirituais, incluindo o dom das varias línguas faladas, que se manifestavam muito naquele tempo.
• Ireneo -115-202 d.C.- dizia: “Nas nossas igrejas temos muitos irmãos que possuem dons proféticos que através do Espírito Santo se manifestam falando inúmeras línguas.”
• Dean Farras - falando dos cristãos que eram perseguidos em Roma - os descreveu como pessoas cheias de serenidade, serenidade esta que lhe permitia ir de encontro aos “suplícios” que os esperavam cantando louvores a Deus em múltiplas línguas.
• Crisóstomo - IV e V século - afirmou: Nos tempos dos apóstolos quem quer que fosse batizado imediatamente falava outras línguas; e Agostinho no IV século escreveu:”Nos também fazemos o que faziam os apóstolos quando impunham suas mãos sobre aqueles de Samaria, invocando o dom do Espírito Santo.
• Entre os movimentos religiosos recentes, Philip Scaff, conhecido histórico da igreja, faz notar que o fenômeno das múltiplas línguas como dom do Espírito Santo, reaparece vez ou outra, especialmente em períodos de despertar religioso, porque as escrituras devem continuar realizando-se conforme é dito na Bíblia:
Joel 3:1-2. Depois disso, acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo: vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos anciãos terão sonhos, e vossos jovens terão visões. Naqueles dias, derramarei também o meu espírito sobre os escravos e as escravas.
As doutrinas pentecostais.
Como cristãos evangélicos pentecostais, dizem, cremos em todas as doutrinas do cristianismo bíblico, mesmo se recebemos dos outros apelidos que não merecemos. Somos, e nos sentimos tão somente cristãos, por isso, do ponto de vista doutrinal acreditamos:
• Na trindade, portanto, na divindade de Jesus e na divindade do Espírito Santo.
• No nascimento virginal do Cristo, na sua perfeita humanidade, na sua vida santa e sem pecados, nos seus ensinamentos, nos seus milagres e curas, na sua morte que aconteceu devido á nossa iniqüidade e na sua ressurreição corporal. Na sua ascensão ao céu, sentando ao lado direito de Deus, onde até agora intercede por todos os santos que estão na terra, e no seu pessoal e visível retorno do céu que acontecerá no momento oportuno.
• Na inspiração verbal e plenária da Sagrada Escritura, e sendo assim, a Bíblia protestante segue exatamente o cânon judaico, em outras palavras, não contem os livros apócrifos que a igreja católica incluiu na sua Bíblia.
• Que o homem é um pecador, e que o pecado entrou no mundo com a queda do primeiro homem; que o homem tem que se arrepender de seus pecados e deve crer no Senhor Jesus Cristo para obter o perdão destes; que só através da fé Nele o homem pode ser salvo e se reconciliar com Deus, não através de obras meritórias.
• Que uma vez que o homem se arrepende, passando em seguida a aceitar Jesus Cristo, deve ser batizado por imersão na água no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, obedecendo assim ás palavras de Cristo; que a regeneração não acontece através da água do batismo, mas por meio da palavra de Deus quando é aceita através da fé, ou seja, quando a pessoa se arrepende e passa a crer na palavra do Senhor Jesus Cristo.
• Que uma vez que se renasce - segundo eles isso acontece depois do arrependimento e do batismo - torna-se necessário viver uma vida digna do Evangelho, ou seja, o crente tem que viver uma vida santa, harmoniosa e fundada sobre o amor de Cristo que se traduz na obrigação de praticar as boas obras que Deus preparou para que os homens as executem.
• Que o batismo com o Espírito Santo é uma experiência que sucede à regeneração, e que este batismo é realizado por Jesus Cristo, enquanto que a pessoa que o realiza fala outra língua de acordo com o desejo do Espírito Santo.
• Nos dons do Espírito Santo citado por Paulo no versículo 12:4-11 da primeira carta aos corintios, nos ministérios de apostolo, profeta, evangelista, pastor e doutor, oferecidos por Cristo para o aperfeiçoamento dos santos.
• Em uma vida beata alem da morte, no céu com o Senhor, para os que se salvaram - os que se arrependeram e passaram a aceitar Jesus Cristo - ou em uma vida condenada no inferno para os que se perderam (os que não aceitando Jesus Cristo morreram com seus pecados).
• Que haverá a ressurreição dos justos, quando Jesus retornar, e dos injustos depois do reinado milenar de Cristo sobre a terra.
• Celebramos a ceia do Senhor com os elementos pão e vinho para anunciar desta forma à morte do Senhor Jesus Cristo, para que volte entre nos. Rejeitamos a transubstanciação - o dogma definido no concilio de Trento, que diz que na Eucaristia o pão e o vinho se transformam em carne e sangue de Jesus.
È importante saber - os pentecostais afirmam - que existem comunidades que mesmo auto-definindo-se pentecostais, ensinam heresias. Podem ser reconhecidas pelo simples fato de não obedecerem aos ensinamentos do Novo Testamento, ou lançando mão de doutrinas ou interpretações não bíblicas. Entre estas se encontram as igrejas pentecostais que negam a trindade - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - e realizam o batismo só no nome de Jesus, alem de pregadores que ensinam doutrinas falsas: que um cristão não pode ficar doente, que todos devem ser ricos etc., como é pregado, entre outros, pelos americanos Kenneth Copeland e Benny Hinn, seguidores das chamadas “Benções de Toronto”. Desta forma, é imperativo fazer distinções e não generalizar como muitos fazem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário